Redes Sociais: use com segurança

segurancaredessociais

Atualmente, o acesso às redes sociais faz parte do cotidiano da grande maioria dos usuários da Internet. O uso da rede é amplo, vai desde encontrar e fazer novos amigos e informar-se sobre os assuntos do momento, à procura de emprego, pesquisas de opinião e mobilizações sociais.

Para usar as redes sociais de forma segura, é muito importante estar ciente dos riscos que elas podem representar, e assim tomar precauções para evitá-los. Dentre os perigos mais comuns estão a invasão de privacidade e de perfil, o uso indevido de informações, danos à imagem e à reputação, conteúdos impróprios ou ofensivos, entre outros.

Um problema muito recorrente é o recebimento de mensagens contendo phishing. Este tipo de ataque não é novidade. Porém, pesquisas publicadas pela empresa de segurança cibernética ZeroFOX revelam que 66% das mensagens de phishing enviadas através de sites de mídia social foram abertas pelas vítimas. Além de usar o phishing de redes sociais para conseguir o acesso a uma rede, os invasores podem usar para coletar informações.

Outro grande perigo são as fotos postadas com o geolocalizador ativado. Muitos criminosos monitoram suas vítimas para saber quando irão viajar ou quando têm um compromisso programado. Depois de ter certeza de que a residência ficará vazia, eles não encontram dificuldades para invadir a casa. A melhor opção é ativar o geolocalizador apenas quando necessário.

Para evitar todos esses problemas ao utilizar as redes, a Support destaca algumas atitudes fundamentais:

– Considere que você está em um local público, onde tudo que é divulgado pode ser lido ou acessado por qualquer pessoa

– Use as opções de privacidade oferecidas pelos sites e seja o mais restritivo possível

– Restrinja o acesso ao seu endereço de email

– Não acredite em tudo que você lê, especialmente quando precisar clicar em algum link

– Seja cuidadoso ao fornecer a sua localização

– Proteja a sua vida profissional e o seu local de trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *