Nuvem: proteja sua empresa contra quedas no serviço

quedasnuvem

A nuvem é uma realidade no mercado brasileiro. Apontada como tendência há anos, os serviços em cloud computing ganham cada vez mais espaço no Brasil, visto que, especialmente em épocas de recessão, oferece resultados a menor custo. Mas para usufruir de todos os benefícios, é preciso estar atento também a mecanismos de segurança para proteger a sua empresa contra as quedas do serviço de nuvem:

  1. Previna-se: mantenha seu site, aplicativo ou dados em mais de um ambiente (instância) para uso dentro da mesma plataforma. O Microsoft Azure oferece soluções seguras e de alta disponibilidade.
  2. Monitore: verifique os serviços de armazenamento que o seu aplicativo utiliza para qualquer mudança de comportamento, como um tempo maior de resposta do que o normal. Faça login para obter mais dados e analisar o problema, para então solucioná-lo e determinar as etapas para corrigi-lo.
  3. Redundância: existem duas maneiras básicas para construir redundância em sistemas de nuvem – o standby, que detecta falhas automaticamente e aciona o sistema redundante (backup), ou pode ser executado em segundo plano durante o tempo todo; e a redundância ativa, em que o aplicativo é distribuído através de vários recursos redundantes para que, quando houver falha, o restante absorva uma parcela maior da carga de trabalho.
  4. Backup: tenha sempre um backup atualizado dos seus dados.
  5. Testes: não espere que aconteça uma paralisação para saber se o seu sistema é resistente. É preciso testá-lo antecipadamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *