A CCAB Agro é uma empresa brasileira formada por agricultores, em modelo de gestão empresarial, que oferece tecnologia em produtos fitossanitários genéricos e biológicos. Em dezembro de 2016, passou a fazer parte de uma plataforma global, com a entrada do grupo francês InVivo, também formado por cooperativas de agricultores. Com a entrada da InVivo, a CCAB, que já era a maior aliança de cooperativas da América Latina, tornou-se também a maior companhia de registro de defensivos agrícolas genéricos do país. Atualmente, seu portfólio conta com cerca de 110 produtos para diversas culturas agrícolas, em diferentes fases de registro.
A parceria da CCAB com a Support não é de hoje! Desde 2017, após a indicação da Microsoft como referência para resolver questões ligadas à produtividade, a CCAB conta com a Support para a implementação de projetos e melhoria da sua infraestrutura.
Mais recentemente, o desafio era encontrar uma solução que mantivesse as atividades vitais rodando em caso de indisponibilidade de TI sem a perda de dados. E é esse case de sucesso que convidamos você a conhecer agora. Boa leitura!
Os desafios
Além de uma estrutura secundária resiliente, que mantivesse a estrutura funcionando em caso de perdas técnicas, também era do interesse da CCAB que a experiência do usuário fosse totalmente transparente.
Tecnicamente, foi necessário lidar com o desafio de replicar o ambiente local para a nuvem usando o mesmo endereçamento de rede. Ao mesmo tempo, manter esse ambiente autossuficiente, sem depender de estrutura local.
A solução
Após a avaliação dos desafios e análise das necessidades da companhia, chegou o momento da Support definir como atuar no projeto. Para isso, foi escolhida a solução Microsoft Azure Site Recovery, que ajuda as empresas a manterem os negócios mesmo durante indisponibilidades de T.I.
Isso porque o Azure Site Recovery conta com processos de replicação, failover e replicação, que contribuem para manter os negócios em execução durante quedas de sistema e/ou outros incidentes não planejados.
Outra vantagem da solução é a realização de backups rápidos em nuvem. Isso significa que, caso aconteça algum imprevisto, as informações estão salvas e são sincronizadas de maneira rápida ao sistema.
Para implementar a solução, a Support integrou a rede do cliente permanentemente com o data center da Azure, reduzindo a perda a não mais que 5 minutos. Como vantagens da solução, é possível destacar:
- simplicidade de implantação e gerenciamento;
- minimiza tempo de inatividade;
- recuperação confiável;
- redução com custos de infraestrutura;
- garantia de conformidade;
- disponibilidade de aplicativos durante a recuperação.
O projeto
Para resolver as questões propostas, foi estruturada uma arquitetura de redes e criado um roteamento especial dentro do Microsoft Azure, a fim de que os softwares e as estações de trabalho permanecessem idênticos. Além disso, também foi feita a opção em aliar ao ambiente a tecnologia de VPN C2S.
O trabalho de replicar as máquinas virtuais também se aplicou aos hosts físicos, o que garantiu um tempo de replicação de apenas 5 minutos.
Com agilidade, técnica e qualidade no atendimento, desenvolvemos o projeto em parceria com a CCAB desde a definição dos objetivos, levantamento de custos, preparação do ambiente on-premises, configuração dos ativos e criação do ambiente.
Os resultados
Além de todo o trabalho de desenvolvimento, faz parte do atendimento da Support acompanhar a manutenção, fornecer suporte e realizar testes para garantir o bom funcionamento da solução.
Agora, os sistemas da CCAB precisam apenas de 1h26 minutos para o ambiente estar testado e disponível, pronto para uso produtivo, sem perda de dados maiores do que 5 minutos – ao contrário das 72 horas anteriores à ação da Support.
Vale destacar que o valor investido na solução corresponde a menos de 1% do investimento necessário no caso de perda de dados em casos de paradas superiores a 24h.
Com esse trabalho estratégico, garantimos a satisfação do cliente e uma parceria de sucesso que só tende a crescer!
Precisa de ajuda com sua infraestrutura ou mais segurança para seus dados? Faça como a CCAB e conte com o time de especialistas da Support.
Clique aqui e marque um horário com a gente!