Blog

  • Segurança
  • /
  • Estratégias de segurança em TI que sua empresa precisa adotar

Estratégias de segurança em TI que sua empresa precisa adotar

Nenhuma empresa está imune a ataques cibernéticos e, além disso, eles são uma ameaça crescente para todas as organizações. Uma violação de segurança pode resultar em impactos negativos, como interrupção de serviço, fraude, vazamento de dados, roubo de propriedade intelectual ou destruição de informações. Por isso, é necessário que as empresas garantam uma estratégia de segurança em que o perímetro de sua rede seja blindado adequadamente. 

Por que você precisa criar estratégias para evitar ameaças internas à segurança? 

O objetivo aqui é proteger a confidencialidade, integridade e disponibilidade da rede interna, bem como os recursos de informação que dependem dela.  

Os funcionários podem inconscientemente sabotar os sistemas e criar ameaças à segurança do computador. Com erros simples, como clicar em links fraudulentos em e-mails, aplicativos de mensagens e anúncios, convidam os hackers a vigiar empresas e organizações com consequências massivas. A seguir estão alguns termos-chave a serem lembrados ao considerar como evitar ameaças à segurança do computador: 

Vírus. Um vírus de computador é um código maligno que pode roubar senhas, enviar spam para contatos, corromper arquivos, registrar teclas digitadas e até mesmo controlar o dispositivo infectado. Para ser afetado, alguém deve propositadamente ou acidentalmente espalhar a infecção.  

Antivírus. O software antivírus é projetado para detectar, remover e prevenir infecções por malware em um dispositivo ou rede. Embora especificamente criado para eliminar vírus, o software antivírus também pode ajudar contra spyware, adware e outros softwares mal-intencionados. Os programas antivírus básicos verificam arquivos quanto à presença de software malicioso, permitem que os usuários programem verificações automáticas e removam qualquer software malicioso. 

Spyware. Qualquer software instalado em um dispositivo sem a permissão do usuário final é classificado como spyware, mesmo que seja baixado para fins inofensivos. Adware, cavalos de Tróia e registradores de pressionamento de tecla são exemplos de spyware. Sem ferramentas anti-spyware, o spyware pode ser difícil de detectar.  

Para evitar spyware, os administradores de rede devem exigir que funcionários remotos acessem recursos em uma rede por meio de uma rede privada virtual que inclua um componente de verificação de segurança.  

Os usuários podem tomar medidas preventivas lendo os termos e condições antes de instalar o software, evitando anúncios pop-up e baixando apenas software de fontes confiáveis.  

Malware. O software malicioso, também conhecido como malware, pode roubar, criptografar ou excluir informações privadas, monitorar a atividade do computador sem a permissão do usuário ou alterar a função de computação principal do dispositivo. Spyware e vírus são exemplos de malware.  

Os links para malware em uma campanha de e-mail de spear phishing direcionada começaram em 2014 e não foram detectados por meses. Depois que um funcionário clicou nos links, o malware forneceu aos hackers acesso remoto a computadores na rede e acesso a informações de identificação pessoal – todas as ferramentas necessárias para roubo de identidade. 

Estratégias de segurança em TI que você precisa adotar 

Para manter sua infraestrutura protegida contra essas falhas, nossos especialistas têm as seguintes recomendações: 

1 Senhas — Usar senhas fracas e não ter uma política de autenticação em dois fatores, torna fácil para os cibercriminosos explorarem essas vulnerabilidades de segurança comuns. Eles podem executar com sucesso ataques de phishing e obter acesso a contas e serviços, colocando em risco seus dados e programas. Nossa dica é usar sistemas de segurança, como o Azure Active Directory. que controlam a segurança das senhas.  

2 Perímetro — Mesmo se você tiver apenas uma conexão simples com a Internet e alguns computadores em casa, ainda estará exposto. Pequenos firewalls do tipo “configurar e esquecer” — dispositivos projetados para proteger sua casa ou empresa contra ameaças externas. 

3 Proteção de ataques externos — Você usa um pacote antivírus profissional capaz de reconhecer ameaças de ransomware de forma rápida e inteligente? Pacotes antivírus confiáveis, como o Microsoft Defender for Business ou o Sophos Central Intercept X, não devem ser negociáveis em seu plano de ação de segurança cibernética. 

4 Proteção de informações — Aplique um modelo de segurança, como o Zero Trust, que adota níveis de segurança em documentos na nuvem, permitindo segurança dos documentos internamente. Essa recomendação também se alinha com as exigências de conformidade, tais como a LGPD. 

Sua organização possui essas camadas de segurança essenciais? 

Proteger seu perímetro de rede adequadamente é o primeiro passo para proteger seus dados contra ameaças externas. Além disso, o treinamento frequente deve fazer parte de qualquer estratégia de segurança cibernética. Cada funcionário da organização deve estar ciente da política de segurança corporativa, do cenário de ameaças e de sua função em ajudar a empresa a continuar conduzindo os negócios com segurança. Certifique-se de que seu sistema e toda a sua equipe estejam prontos para se proteger ou combater ataques de segurança cibernética. 

Entre em contato hoje com nossos especialistas para saber mais sobre as nossas soluções de segurança! 

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Colaboração Remota

Transformação digital em ação: como reinventar a colaboração empresarial 

A colaboração eficiente tornou-se um pilar essencial para o sucesso empresarial, principalmente em equipes distribuídas. A Support, impulsionada por sua …

Oficina de Produtividade

Potencialize sua produtividade com a Oficina da Produtividade da Support

A busca constante por maior eficiência e produtividade é uma realidade para empresas de todos os portes. A Oficina de …

Oficina de Produtividade; automatização de processos

Desvendando o potencial do seu negócio: otimize a rotina com a Oficina de Produtividade

Você está lidando com desafios de produtividade em sua empresa? Se otimizar processos e gerenciar operações diárias parecem tarefas complicadas, …

Tema: Oficina de Produtividade Support: vantagens reais para o seu negócio

Oficina de Produtividade Support: otimize processos de maneira personalizada

A Support se destaca no mercado de soluções em TI ao oferecer a Oficina de Produtividade, um serviço que combina …